FARMÁCIA CLÍNICA: o avanço dos serviços no Pará



FARMÁCIA CLÍNICA
O avanço dos serviços no Pará

        Com o Advento regulamentação da prescrição farmacêutica pela Resolução 585 de 29 de agosto de 2013 do Conselho Federal de Farmácia, que definiu as atribuições do Farmacêutico, a Farmácia Clínica tem experimentado avanços no Pará, cursos Lato sensu tem se multiplicado, permitindo a capacitação de profissionais na área e agora o Pará já conta com sua primeira Cooperativa de Farmacêuticos Clínicos a COOFARCLINPA, uma  iniciativa pioneira neste setor no país.

 


        A COOFARCLINPA surgiu a partir da iniciativa de 15 farmacêuticos com a proposta de oferecer um atendimento de qualidade com preços mais acessíveis e já está em pleno funcionamento com três consultórios em Belém e na ilha de Outeiro.  

         Os principais serviços da COOFARCLINPA são a consulta farmacêutica, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, acompanhamento ambulatorial, home care (para pacientes impedidos de ir à farmácia por motivos de saúde) e acompanhamento farmacoterapêutico, realizando também, trabalhos sociais de maneira continuada. No último domingo (29), os cooperados participaram da Feira de Saúde do Tauá, oferecendo os serviços gratuitamente para a comunidade.



 
Os cooperados da COOFARCLINPA são todos Especialistas da primeira turma de Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica,  Pós Graduação oferecida pelo Centro de Ensino Superior do Pará - CESUPA.



 
De acordo com sua presidente Alba Cruz a COOFARCLINPA está completamente licenciada e habilitada para desenvolver suas atividades, junto a órgãos como Receita Federal, Junta Comercial do Pará (Jucepa), Conselho Regional de Farmácia, Vigilância Sanitária e está em processo de registro na Organização das Cooperativas do Estado do Pará (OCB-PA).

A presidente conta que os cooperados encontraram no cooperativismo uma forma mais viável de empreender. “Nós queríamos prestar serviços mais baratos e acessíveis para a população. A constituição de uma cooperativa diminuiu os custos e possibilitou que trabalhássemos com maior competitividade e, sobretudo, priorizando a saúde do cliente. O mercado é bem amplo, receptivo e lucrativo. Cerca de 85% das farmácias tem um farmacêutico. Já temos dois consultores ligados a farmácias particulares e temos um essencialmente farmacêutico, que fica na Av. Augusto Montenegro, Comunidade Carmelândia, Bairro do Mangueirão”.
.
Fonte: Ascom Sistema OCB/SESCOOP-PA (Trechos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FARMACÊUTICOS INICIAM MOVIMENTO NAS REDES SOCIAIS VISANDO SENSIBILIZAR O PODER PÚBLICO PARAENSE, POR PRIORIDADE EM IMUNIZAÇÃO

TRANSPARENCIA NA GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DO CRF PA: ELEICÇÕES 2017

PESQUISA - Farmacêuticos que realizam testes rápidos para Covid-19 em farmácias no Pará.